Ao analisar as cartas da Corte, os Arcanos Menores do Tarô, é importante fazer associações, ou mesmo contextualizar a correspondência dos Personagens da Corte com o Imperador e a Imperatriz, cartas pertencentes ao grupo dos Arcanos Maiores. 


A interface aqui proposta pode ser associada com outras combinações, pares, que se formam a partir dos Arcanos Maiores do Tarô, como por exemplo, a Sacerdotisa com o Sumo Sacerdote ou com o Mago. 


No entanto, para manter a dinâmica simbólica da relação da Corte com as Imagens Arquetípicas do Tarô, em sua clássica combinação, vale ressaltar a relação das cartas, Imperatriz e Imperador, condutores dos acontecimentos realizáveis na jornada proposta pelos Arcanos Maiores do Tarô, no Método de Tiragem Tabuleiro. 


Sendo assim, os Reis, as Rainhas, os Cavaleiros e os Valetes devem ser tratados como personagens das sensações, percepções e dos muitos aspectos que representam os(as) consulentes ou, no geral, com as pessoas que fazem parte das suas muitas histórias de vida. 


Para tanto, é importante que o(a) Tarólogo(a) esteja atento aos Naipes de Ouros, Paus, Espadas e Copas e as posições que as Cartas da Corte ocupam, bem como com a direção do olhar das figuras, a forma de sentar, as vestimentas, e a relação da estrutura simbólica do Tarô com a fundamentação metodológica de disposição das cartas. 


Ao posicionar a carta Rei de Ouros, ao lado da Rainha de Ouros, deve-se atentar se eles ficarão de frente um para o outro, ou seja, com a visão direcionada do Rei para a Rainha. No entanto, em relação ao Imperador e Imperatriz, tal posição será possível se a Imperatriz for posicionada primeiro e, em seguida, a carta do Imperador. 


Imperatriz e Imperador representam a dimensão universal; os Arcanos Menores, incluindo as cartas da Corte, representam o humano que ocupa a dimensão universal, a existência. Sendo assim, para que o Rei de Ouros se posicione de frente à Rainha de Ouros, é necessário que estes ocupem posições distintas em relação ao Imperador e Imperatriz, ou seja, se descolando da dimensão universal (MACRO) e se posicionando na condição humana (MICRO) do existir, construtores de uma jornada de vida. 


Ao empregar esse método com as demais cartas da Corte, incluindo os Cavaleiros e os Valetes, é possível fazer analogias interessantes, quando referenciadas em relação ao Imperador e à Imperatriz. 


Pode parecer complexa essa estrutura, mas ela se mostra necessária para compreender a posição que os Arcanos Menores ocupa na leitura de Tarô e, assim, poder dar a eles a devida importância em um Jogo de dimensão oracular como este a que nos reportamos.




José Roberval

Numerólogo 

Oraculista: Cartomante, Tarólogo, Odurólogo

Por José Roberval 7 de setembro de 2025
WORKSHOP - CAMINHOS DA ESPIRITUALIDADE
Por José Roberval 27 de agosto de 2025
CURSO DE BARALHO CIGANO - PETIT LENORMAND
Por José Roberval 27 de agosto de 2025
NAIPES E ORÁCULOS
Por José Roberval 30 de julho de 2025
CURSO DE NUMEROLOGIA, PESSOAL E EMPRESARIAL
Por José Roberval 11 de junho de 2025
CURSO DE PROTEÇÃO ESPIRITUAL

Por José Roberval 10 de junho de 2025
ORACULAR - 3. Encontro de Artes Esotéricas
Por José Roberval 24 de janeiro de 2025
CURSO DE PROTEÇÃO ESPIRITUAL

Por José Roberval 23 de janeiro de 2025
𝗖𝗨𝗥𝗦𝗢 𝗗𝗘 𝗡𝗨𝗠𝗘𝗥𝗢𝗟𝗢𝗚𝗜𝗔 𝗻𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 𝗘𝘀𝗼𝘁𝗲𝗿𝗶𝗰𝗼 𝗧𝘂𝗿𝗺𝗮 𝗙𝗘𝗩/𝟮𝟬𝟮𝟱 𝗰𝗼𝗺 𝗝𝗼𝘀𝗲 𝗥𝗼𝗯𝗲𝗿𝘃𝗮𝗹 Transmissão às terças à noite das 20:00hs às 22:00hs Início: 04/02/25 • Término: 24/06/25 * duração: 20 aulas semanais O curso é transmitido on line com aulas ao vivo, com interação direta com o professor pela plataforma EAD. * plataforma EAD com acesso Internet via Zoom * certificado do Centro Cultural Esotérico * acesso às aulas gravadas após a transmissão ao vivo * Valor do curso: 5 x R$316,00 Informações e Matrículas: https://www.centroculturalesoterico.com/numerologia cce@centroculturalesoterico.com.br whatsapp: 11 94488-0911 
Por José Roberval 15 de outubro de 2024
Você já parou para pensar o que é espiritualidade?

Por José Roberval 9 de outubro de 2024
OFICINA DE TIRAGENS - BARALHO CIGANO
Mais Posts